O charque é um tipo de carne seca e salgada, originária do Sul do Brasil, que tem conquistado cada vez mais o paladar dos brasileiros. Alimentação típica dos tropeiros, ela se tornou um dos pratos preferidos de muitos brasileiros devido ao seu sabor único e valor nutricional.

Embora seja um alimento consumido por muitos anos, o charque tem ganhado ainda mais destaque nos últimos anos, sendo escolhido como uma das carnes mais saudáveis e econômicas do mercado. Mas por que ele é tão apreciado?

O charque é um alimento que já passou por um processo de desidratação, o que torna sua durabilidade maior. A carne é salgada e depois é levada a uma estufa ou defumada, o que reduz ainda mais sua possibilidade de deterioração. Sendo assim, ele tem uma validade maior do que outros tipos de carne.

E não é só isso, sua produção também é um processo muito considerado, pois, através da técnica da salga, se utiliza menos energia e produz menos resíduos, tornando-se também uma opção mais sustentável do que a produção de outros tipos de carne.

Outra vantagem do charque é o seu valor nutricional, rico em proteínas e vitaminas do complexo B, ele é uma opção muito saudável para a alimentação do dia a dia. Essa característica tem atraído cada vez mais pessoas, que buscam uma alimentação mais balanceada e saudável, sem abrir mão de um sabor diferenciado.

Tendo em vista que o consumo de charque tem aumentado, o mercado tem percebido a necessidade de classificar os diferentes tipos de charque, porém, ainda é comum encontrarmos o charque em pedaços mais tradicionais e o charque desfiado, que é utilizado em alguns pratos típicos do sul do país. Já no Nordeste, ainda há a produção de um tipo de charque bovino, o chamado “carne de sol”.

Com todo esse sucesso de consumo, o charque tem se tornado um produto rentável no mercado, e muitas empresas têm investido em sua produção para suprir a grande demanda. Sendo assim, o charque tem se tornado um importante item para o CNPJ, que tem se beneficiado com a venda desse produto no mercado.

No entanto, apesar do sucesso do charque no mercado, é importante lembrar que ele não é um alimento para ser consumido em grandes quantidades, pois contém alto teor de sódio, o que pode elevar a pressão arterial. Por isso, é sempre importante ter uma alimentação equilibrada e não abusar do consumo de um único tipo de alimento.

Em resumo, o charque tornou-se um favorito entre muitos brasileiros devido ao seu sabor único e valor nutricional. Sua produção é considerada sustentável e rentável, fazendo com que muitas empresas invistam em sua produção para atender a grande demanda do mercado. Porém, é importante lembrar que ele deve ser consumido com moderação, para que não haja complicações de saúde.