Crash Bandicoot é um personagem de videogame criado pelo estúdio Naughty Dog em 1996. Desde então, o marsupial se tornou uma das maiores estrelas do mundo dos jogos, tendo protagonizado diversos títulos em diferentes plataformas. Neste artigo, faremos uma retrospectiva completa dos jogos de Crash, desde o seu surgimento até os dias de hoje.

Crash Bandicoot (1996)

O primeiro jogo da franquia foi lançado em 1996 exclusivamente para o PlayStation. Nele, o jogador controla Crash, um marsupial criado em um laboratório que deve salvar sua namorada Tawna das garras do maligno Dr. Neo Cortex. O jogo foi um sucesso instantâneo, graças à sua jogabilidade intuitiva e gráficos inovadores para a época.

Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back (1997)

No ano seguinte, foi lançada a sequência de Crash Bandicoot, que se tornou ainda mais popular que o primeiro jogo. Em Cortex Strikes Back, o jogador controla Crash novamente, desta vez em uma missão para coletar cristais que os vilões do jogo querem usar para dominação mundial.

Crash Bandicoot: Warped (1998)

Em 1998, a trilogia original de Crash Bandicoot foi concluída com o lançamento de Warped. O jogo mantém as características dos seus antecessores, mas adiciona novas habilidades a Crash, como nadar e andar de moto. Desta vez, o vilão do jogo é Uka Uka, irmão gêmeo do Dr. Neo Cortex.

Crash Team Racing (1999)

Em 1999, a franquia Crash Bandicoot ganhou um jogo de corrida chamado Crash Team Racing. Nele, o jogador pode controlar não só Crash, mas também outros personagens da série, como Coco, Dr. Neo Cortex e Tiny. O jogo foi um sucesso, pois adicionou um elemento divertido e colorido à série.

Crash Bash (2000)

Em 2000, a franquia ganhou seu primeiro jogo de festa, Crash Bash, em que jogadores podem escolher entre oito personagens e competir em 28 minijogos diferentes, como hockey ou uma batalha de tanques. Embora não tenha sido tão bem-sucedido quanto outros jogos de Crash, é lembrado até hoje por ter sido um dos primeiros jogos de festa do PlayStation.

Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex (2001)

Em 2001, a franquia voltou aos seus jogos de plataforma com The Wrath of Cortex. O jogo adicionou novas habilidades a Crash, como a de controlar um robô gigante. O vilão desta vez é o Dr. Neo Cortex, que está tentando dominar o mundo novamente.

Crash Nitro Kart (2003)

Em 2003, a série ganhou outra entrada em jogos de corrida, Crash Nitro Kart, que foi lançado para várias plataformas, incluindo PlayStation 2, Xbox e GameCube. O jogo é uma continuação de Crash Team Racing e adiciona novos personagens, pistas e veículos.

Crash Twinsanity (2004)

Em 2004, a série ganhou um novo jogo de plataforma chamado Twinsanity, que tem jogabilidade semelhante aos jogos anteriores, mas adiciona novas mecânicas de jogabilidade, como a de controlar o vilão Dr. Neo Cortex. O jogo é lembrado por ser um dos mais criativos da série.

Crash Tag Team Racing (2005)

Em 2005, a franquia ganhou outro jogo de corrida, desta vez com elementos de plataforma, chamado Tag Team Racing. O jogo foi lançado para PlayStation 2, Xbox e GameCube e permite que o jogador combine com outros personagens, criando novos veículos.

Crash of the Titans (2007)

Em 2007, a série de jogos de plataforma se reinventou com o lançamento de Crash of the Titans. O jogo introduz um novo sistema de combate, onde o jogador pode assumir o controle dos inimigos, além de novas habilidades de luta e uma nova história.

Crash: Mind over Mutant (2008)

O último jogo da série principal, Mind over Mutant, foi lançado em 2008 para PlayStation 2, Xbox 360, Wii e Nintendo DS. O jogo introduz novas mutações e monstros controlados pelo Dr. Neo Cortex, além de combos de luta e partes de RPG.

Apesar de ter passado por altos e baixos em relação à qualidade dos jogos, Crash Bandicoot continua sendo um personagem icônico dos videogames, tendo aparecido também em outras séries, como Skylanders e PlayStation All Stars Battle Royale. A franquia ainda tem muito a oferecer aos fãs, tanto em jogos antigos que ainda podem ser apreciados hoje quanto em continuations que prometem trazer a série de volta à forma que a tornou famosa.